quarta-feira, 18 de maio de 2022

Plath, Berryman e o suicídio

 



    Em 1973, Joseph Brodsky disse o seguinte a respeito das mortes de Sylvia Plath (1932-1963) e de John Berryman (1914-1972):

    “Acho que a nota que o poeta toma, a nota em que o poeta canta, a nota no sentido musical – esta nota mais elevada que sua voz lhe permite alcançar – é uma justificação geral. E essa nota elevada, na qual Sylvia Plath cantou ‘Lady Lazarus’ ou ‘Daddy’, não é apenas sua justificação. Trata-se de uma resposta de igual para igual à vida. Eu acho que sim. Ela estava no mesmo nível da vida. Era altamente trágico, mas a possibilidade de alcançar esta nota e de cantar nesta alta voz significa que ela superou-a. E Berryman, por ser homem, naquele breve poema que lhes dei, ‘He Resigns’, eu acho que não foi uma resignação. Foi uma vitória sobre o pesadelo de sua vida. Esses suicídios não significam que eles foram derrotados. Significa que eles foram iguais à vida. Você pensa de outra forma, não?”

(BRODSKY, Joseph. A Musa em Exílio.
Traduzido por G., Diogo Rosas. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018, pág. 77).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Safo de Lesbos: alguns fragmentos

Sappho Inspired by Love , de Angelica Kauffman (1775) Dos nove livros que Safo de Lesbos (630-570 a.C.) provavelmente compôs, apenas um poem...